Hoje, a construção civil sustentável não faz parte apenas do discurso politicamente correto. Isso porque também é uma oportunidade de aumentar a rentabilidade nos canteiros de obras. Leia nossa matéria e saiba como.
O pensamento sustentável não é só responsabilidade de quem empreende: é um item relevante no planejamento e na cultura de todos. Assim, a construção civil sustentável diz respeito a diversos aspectos. Por isso, é importante levar em consideração as práticas de cada um dos fornecedores no momento de oferecer esse serviço.
Hoje, mais do que nunca, as soluções voltadas à proteção do meio ambiente estão cada vez mais acessíveis e os projetos de construção sustentáveis já são rentáveis em curto e médio prazo. Isto é, eles trazem diversas vantagens e benefícios desde sua execução até sua manutenção e uso futuros.
O Marcas e Máquinas Construction, que sempre está ligado às tendências de construção e infra, vai te mostrar 3 pontos essenciais para oferecer esse serviço na construção civil. Veja só:
Gerenciamento de resíduos
Os impactos de uma obra ambientalmente mal gerenciada podem ser os mais diversos. Por essa razão, quem trabalha nos canteiros deve estar atento a diversos pontos já no início das obras. Citando, o manejo eficiente de resíduos.
Em grandes projetos, as construtoras podem investir em um bom planejamento ambiental. Como as construções normalmente contam com serviços terceirizados, é importante pensar em projetos completos de proteção ao meio ambiente, que sejam de fácil acesso e que possam ser um diferencial para uma empresa que queira investir em construção civil sustentável.
Assim, esse processo é extremante importante, já que permite pensar no reaproveitamento de resíduos e na diminuição dos custos de coleta, além de outros itens que envolvam todos os agentes da construção.
Capacitação e tecnologia na construção civil sustentável
As tecnologias no canteiro de obra não ficam só por conta das máquinas e materiais. Isso porque existe uma série de softwares e ferramentas que também contribuem para uma construção civil sustentável. Por exemplo, plataformas para cálculo de materiais até ferramentas que contribuem para diminuir o uso excessivo de papel.
Tão importante quanto a tecnologia a favor da sustentabilidade é a capacitação das pessoas que trabalham neste contexto. Afinal, criar consciência sobre economia de recursos como água e energia também faz parte do projeto que cuida do meio ambiente.
Seja como terceiro ou incorporadora, o projeto de construção civil sustentável envolve a participação de todos os agentes. Dessa forma, é imprescindível pensar de forma ecológica de ponta a ponta no projeto.
Locação de maquinário
Quando se fala em construção civil sustentável, logo pensamos no uso de recursos e equipamentos ecologicamente amigáveis. Evidentemente, isso inclui as máquinas presentes no canteiro de obras.
A locação das gigantes ou das pequenas e potentes máquinas também é um dos pontos-chave para a sustentabilidade nos canteiros. Muitas empresas que alugam as máquinas já tomaram a importante decisão de exigir equipamentos mais modernos e que não utilizem motores de dois tempos, por exemplo.
Para os locadores, trabalhar com equipamentos deste perfil ajuda os clientes a poluírem menos e fazerem escolhas mais rentáveis.
O que você acha dessas novas tendências e evoluções do setor?