Nesta edição vamos conhecer os finalistas ao Prêmio Trator do Ano, que há 7 anos está presente no Brasil junto com a Trelleborg Wheel Systems. Tem também nossa visita à uma fazenda de café robusto, 100% irrigado, em Rondônia onde acompanhamos os tratores da Ls Tractor P80 e R65 no suporte a colheita. E ainda, um novo episódio da Jornada da Jacto, desta vez em Petrolina.
LS Tractor – P80 e R65 no suporte a colheita de café em Rondônia.
Aqui no Marcas e Máquinas Agro estamos exibindo uma série de reportagens sobre o trabalho dos agricultores de Rondônia na região norte do Brasil. Que utilizam no manejo das suas áreas de produção tratores da Ls Tractor.
Na visita de hoje vamos conhecer a família Raasch Strasman, produtores de café robusta da zona da mata de Rondônia, que possuem uma área de 30 hectares próxima ao município de Alta Floresta D’Oeste, distante 415 km da capital Porto Velho.
Cafeicultores tradicionais, que migraram das áreas de produção de café Conillon do Espirito Santo. A família Raasch Strasman está apostando agora nas terras férteis de Rondônia e em novas variedades de café Coffea Canéfora, obtidas por clones, para obter maiores produtividades.
Cultivando 200 mil plantas de café, 100 por cento irrigadas, na sua chácara P 50, os Raasch Strasman estão colhendo nesta safra, 80 sacas de café robusta por hectare. Utilizando para as operações de os modelos R65 de 65 cavalos de potência, trabalhando com uma carreta graneleira de 6 toneladas de capacidade. E o modelo P80 de 80 cavalos de potência, operando no recolhimento e beneficiamento primário do café, feito por essa recolhedora que separa os grãos dos galhos e folhas depois de uma recepa parcial do cafeeiro realizada por mão de obra da propriedade.
Uma colheita diferente do que estamos acostumados a acompanhar nas áreas de produção de café arábica, onde a máquina colhedora retira os grãos trabalhando sobre os pés de café.
Nesta safra 2021 encerrada em setembro a cafeicultura do Brasil colheu ao redor de 56 milhões de sacas de café. Rondônia, quinto maior produtor de café do Brasil, contribuiu com aproximadamente 2 milhões de sacas.
Finalistas ao Prêmio Trator do Ano Brasil 2021/22
Há 7 anos presente no Brasil, o Prêmio Trator do Ano, junto com a Trelleborg Wheel Systems, avalia produtos em diferentes categorias e dá aos produtores brasileiros a oportunidade de conhecer o que há de melhor neste mercado.
Produzir mais com menos e de forma sustentável é a missão estratégica da Trelleborg, patrocinadora oficial do Trator do Ano e líder global de pneus e rodas completas para a agricultura. Com soluções sempre inovadoras para aumentar a produtividade agrícola, com respeito ao meio ambiente.
O prêmio Trator do Ano promove a inovação no mercado agrícola brasileiro. Reunindo universidades, fabricantes e consumidores, valorizando tudo o que o mercado oferece de mais tecnológico em tratores. E difundindo o conhecimento do setor entre jovens estudantes do país e valoriza as equipes de engenharia que buscam soluções e mais produtividade no campo para atender às necessidades dos clientes.
Destaca a excelência em três categorias: Tratores Pequenos, Tratores Médios e Tratores Grandes. Entre elas, o júri seleciona o Grande Trator do Ano após uma avaliação técnica. O melhor na categoria de Tratores Especiais – modelos desenvolvidos para fins específicos – é premiado com o Grande Trator Especial do Ano. A novidade desta edição é a Marca Mais Votada pelos agricultores através do site www.tratordoano.com.
Jacto – Junte-se a nós para descobrir os frutos da fruticultura nordestina!
Vamos conhecer mais lavouras de sucesso nordestinas! Em Pernambuco, tivemos a primeira oportunidade de conhecer uma propriedade voltada para a fruticultura, onde o produtor Dimas Mazzola cultiva manga e uva verde.
Em pleno Agreste brasileiro, onde o clima predominante é o semiárido, a irrigação por gotejamento mudou a vida dos pequenos e médios agricultores. Aliada ao uso de tecnologias de ponta, como o Pulverizador Turbo Arbus 4000, que auxilia o fruticultor do vídeo no manejo de suas plantações. Confira mais uma parada da Jornada da Jacto!